Este primeiro momento marcou a abertura oficial da festa, no próximo domingo, 8 de fevereiro, acontecerá o envio das imagens peregrinas de São José. As peregrinações acontecerão em paróquias, escolas, lojas e repartições públicas a partir de 9 de fevereiro.
Além disso, dentro da programação acontece o Novenário, nove dias antes da Festa do padroeiro, com orações de preparação à consagração a São José. No dia 19 de março, além da missa solene na Catedral e procissão pelas ruas da capital, ocorre a festa social.
Devoção
Padroeiro do Estado do Amapá, da capital Macapá e da Diocese, São José é descrito nos evangelhos de Lucas e Mateus. Da descendência de Davi e carpinteiro, foi esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, por sua história se tornou exemplo de devoção e obediência a Deus. Foi declarado como patrono da Igreja Católica, em 1890 pelo Papa Pio IX, ele é visto como santo das famílias e trabalhadores.
“São José acompanha a nossa vida. Peçamos a ele a cada dia a mais que possamos crescer na virtude da fé, da esperança e da caridade. Lembremos que São José é providente, na família de Nazaré também é providente, na minha vida, na sua vida, na nossa história”, destacou padre Fábio.