“Nós não podemos evangelizar os jovens somente dentro da igreja, mas também incentivando outras experiências, como, por exemplo, a experiência do encontro, da amizade, do lazer, do esporte, do desenvolvimento de talentos e assim por diante”, explicou o bispo de Macapá sobre a iniciativa do Oratório Festivo.
Segundo ele, seguindo o exemplo de São Felipe Nery e de Dom Bosco, o Oratório é “aquilo que nós queremos que haja na nossa diocese e, quem sabe, em todas as nossas paróquias”, explicou.
De acordo com Dom Antônio, a programação será uma das atividade do espaço, que permaneceu com o nome de Padre Dário, em memória a história do local no bairro do Trem, em Macapá. O espaço no passado abrigou escolas que mantiveram sua estrutura, mas nos último anos estava desocupado e foi destinado para abrigar o Centro Juvenil Diocesano.
“Essa grande estrutura que vocês estão vendo aqui era uma escola formal, que é da Diocese de Macapá. Nós estamos criando esse grande centro de referência para os jovens. Aqui nós teremos, então, o esporte, teremos o desenvolvimento da música, nós teremos o teatro, nós teremos a educação profissional, o desenvolvimento de talentos, orientação espiritual, orientação psicológica e tantas outras atividades que virão”, destacou o bispo diocesano.
Dom Antônio ressaltou que o espaço sobretudo busca ser uma alternativa para aproximação dos jovens da Igreja, bem como garantir uma opção de enfrentamento da vulnerabilidade social que muitos jovens se encontram.