O planejamento inclui ainda a organização e preparação das equipes missionárias que atuarão em cada área, bem como a aquisição de terrenos destinados às futuras comunidades. Paralelamente, serão promovidas atividades socioeducativas e pastorais, reforçando o compromisso da Igreja com a promoção humana e a evangelização integral.
Para a execução das ações missionárias, estão sendo articuladas equipes envolvendo diversas frentes da ação pastoral. Entre as possíveis equipes missionárias estão a Pastoral da Catequese, o Setor Juventude, seminaristas, representantes das paróquias Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Nazaré, diáconos, a Escola Teológica, a Pastoral da Criança e a Infância Missionária e Renovação Carismática Católica.
A iniciativa expressa o compromisso missionário da Diocese de Macapá em ir ao encontro das novas realidades urbanas, levando a presença da Igreja às periferias e contribuindo para a construção de comunidades de fé, solidariedade e esperança nas área Alencar, Nova Colina e Cajueiro.
A equipe segue agora as tratativas para a missa de abertura da Campanha da Fraternidade na região como marco inicial do processo. Os detalhes serão em breve divulgados.