Neste último sábado (8), o Centro Diocesano de Pastoral Dom José Maritano foi palco do Encontro Diocesano do Setor Família. O evento reuniu lideranças e representantes de organismos eclesiais dos nove vicariatos da Diocese de Macapá, que acompanham e trabalham com a temática familiar.
Estiveram presentes representantes das Pastorais Familiar, Criança, Pessoa Idosa e Juventude, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Renovação Carismática Católica (RCC), Canção Nova, Comunidade Shalom, Terço dos Homens, Mães que Oram pelos Filhos, Irmãs Servas da Caridade, Movimento Cursilho de Cristandade (MCC), Focolares e Movimento Familiar Cristão.
A abertura foi realizada pelo Bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro, que também foi idealizador deste encontro, que teve três objetivos, como explicou ele.
“O primeiro objetivo é fazer o repasse dos conteúdos do Congresso Nacional, que são muito significativos, existenciais, que convocam a família a aprofundar a sua identidade e os casais a serem cada vez mais missionários(…). O segundo é apresentar a Pastoral Familiar e a todos aqueles que fazem parte do Setor Família a importância das diretrizes nacionais que orientam a pastoral familiar, de modo que cada pároco não deve fazer aquilo que quer e nem cada bispo. Nós fazemos tudo em comunhão, em sinodalidade e em ação conjunta (…). E o terceiro objetivo é aquele de nós discernirmos, o perfil da equipe que deverá coordenar é mobilizar a pastoral familiar é o setor, é família para os próximos anos, então queremos deixar com muita clareza o perfil dessas pessoas e depois eles vão fazer a indicação para o bispo e o bispo vai discernir para ver quem são aqueles que estão aptos para prestar esse serviço tão significativo, urgente e necessário”, pontuou o bispo