Pela segunda vez a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Afuá, foi recebida com alegria e emoção pelas irmãs do Pequeno Carmelo Santa Teresinha e na Paróquia Jesus de Nazaré, no bairro do mesmo nome, marcando um momento especial de fé e comunhão entre a comunidades católicas da Diocese de Macapá e Prelazia do Marajó.
A visita aconteceu no último domingo (09), foi intitulada “Visita da Padroeira aos radicados em Macapá” e faz parte da programação de peregrinação que antecede o Círio de Nossa Senhora da Conceição de Afuá 2025, celebrado todos os anos no final de novembro, no Município vizinho. O objetivo da visita foi de proporcionar aos afuaenses radicados aqui em Macapá o momento de renovação de fé em Deus e na virgem Maria, como destacou o Padre Heliton Borges, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Afuá.

"O povo de Afuá é um povo cheio de fé e esperança. De alguma forma, longe da terra, o povo não se desliga, o povo não esquece suas histórias, suas raízes e principalmente a sua fé. E é por isso que a diretoria faz
questão de trazer a imagem de Nossa Senhora até este povo guerreiro, até estes irmãos e irmãs que estão longe, mas muito próximo do coração de Deus e de Nossa Senhora. Nós estamos aqui em Macapá, trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, para esse momento de fé, momento de agradecimento, também de renovação desse grande valor que é nossa fé em Deus e na Virgem Maria."
Na ocasião, os fies participaram da adoração ao santíssimo, recitação do terço e traslado da imagem saindo do pequeno Carmelo de Macapá em direção à Paróquia Jesus de Nazaré, onde aconteceu a Santa Missa de acolhida.
A celebração foi presidida pelo Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Afuá, e concelebrada com o Padre Rosielson Vilhena, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, Padre Ezequiel Dias que também é afuaense e contou com a presença de devotos afuaenses que residem em Macapá, membros da diretoria da festividade, representantes da Prefeitura e câmara de vereadores de Afuá e a comunidade paroquiana.
Sendo uma celebração de Dioceses diferentes, para o Padre Rosielson
Vilhena, a visita também tem importância cultural entre os fies da região.
“É importante para nós, aqui na Paróquia Jesus de Nazaré, Macapá como um todo, receber uma comissão dos afuenses que trazem a imagem de Nossa Senhora da Conceição devido à importância cultural, à proximidade mesmo da comunidade também do Afuá para Macapá, a gente faz esse intercâmbio, nós vamos daqui até lá e eles vêm de lá até aqui, apesar de ser duas dioceses diferentes, mas historicamente o Afuá sempre esteve muito próximo da nossa diocese e hoje estão aqui conosco, celebrando essa missa com a presença da imagem de Nossa Senhora da Conceição.”
Segundo a diretoria da festividade, Há 157 anos o Município de Afuá festeja a devoção a Nossa Senhora da Conceição, este ano O tema é "Com Maria Imaculada, somos peregrinos de esperança" e o lema é "Feliz o homem que pôs a sua esperança no Senhor".
O círio será em 30/11 e a Festa social 08/12. Durante o momento de veneração, muitos fiéis aproveitaram para fotografar, fazer pedidos e agradecer graças alcançadas.
Silmara dos Anjos, que é afuaense e mora pouco mais de 30 anos em Macapá, veio do bairro Marabaixo, zona oeste da capital e trouxe a sua família para participar da celebração. Emocionada, ela comenta que não poderá participar do círio em Afuá e que nossa senhora da conceição faz parte da sua história.

“Como eu não vou poder estar no Círio em Afuá, está aqui com a imagem de Nossa Senhora da Conceição me deixa imensamente agradecida, imensamente protegida, porque ela é a nossa mãe, a mãe dos Fuaenses que está aqui nos abençoando. Por mais que a gente venha para o Macapá, mas a Nossa Senhora da Conceição faz parte da nossa vida, ela faz parte da nossa história. Então, eu tenho muito a agradecer a diocese de Macapá, a Prelazia do Marajó, por esse momento.” Declarou Silmara com o sorriso espontâneo.
A Imagem Peregrina retorna ao Afuá no início da noite desta segunda-feira (10), para continuar a programação de visitas a outras comunidades afuaense.
Danilo Oliveira
Fotos:





