IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE AFUÁ VISITA MACAPÁ
A devoção mariana que movimenta o povo de Afuá chegou a Macapá neste fim de semana. Foto: Danilo Oliveira – Radio São José
Por Administrador
Publicado em 11/11/2025 09:31 • Atualizado 11/11/2025 15:47
RÁDIO SÃO JOSÉ FM 100.5

Pela segunda vez a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Afuá, foi recebida com alegria e emoção pelas irmãs do Pequeno Carmelo Santa Teresinha e na Paróquia Jesus de Nazaré, no bairro do mesmo nome, marcando um momento especial de fé e comunhão entre a comunidades católicas da Diocese de Macapá e Prelazia do Marajó.

 A visita aconteceu no último domingo (09), foi intitulada “Visita da Padroeira aos radicados em Macapá” e faz parte da programação de peregrinação que antecede o Círio de Nossa Senhora da Conceição de Afuá 2025, celebrado todos os anos no final de novembro, no Município vizinho. O objetivo da visita foi de proporcionar aos afuaenses radicados aqui em Macapá o momento de renovação de fé em Deus e na virgem Maria, como destacou o Padre Heliton Borges, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Afuá.

"O povo de Afuá é um povo cheio de fé e esperança. De alguma forma, longe da terra, o povo não se desliga, o povo não esquece suas histórias, suas raízes e principalmente a sua fé. E é por isso que a diretoria faz

questão de trazer a imagem de Nossa Senhora até este povo guerreiro, até estes irmãos e irmãs que estão longe, mas muito próximo do coração de Deus e de Nossa Senhora. Nós estamos aqui em Macapá, trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, para esse momento de fé, momento de agradecimento, também de renovação desse grande valor que é  nossa fé em Deus e na Virgem Maria."

 Na ocasião, os fies participaram da adoração ao santíssimo, recitação do terço e traslado da imagem saindo do pequeno Carmelo de Macapá em direção à Paróquia Jesus de Nazaré, onde aconteceu a Santa Missa de acolhida.

 A celebração foi presidida pelo Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Afuá, e concelebrada com o Padre Rosielson Vilhena, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, Padre Ezequiel Dias que também é afuaense e contou com a presença de devotos afuaenses que residem em Macapá, membros da diretoria da festividade, representantes da Prefeitura e câmara de vereadores de Afuá e a comunidade paroquiana.

 Sendo uma celebração de Dioceses diferentes, para o Padre Rosielson

Vilhena, a visita também tem importância cultural entre os fies da região.

  

É importante para nós, aqui na Paróquia Jesus de Nazaré, Macapá como um todo, receber uma comissão dos afuenses que trazem a imagem de Nossa Senhora da Conceição devido à importância cultural, à proximidade mesmo da comunidade também do Afuá para Macapá, a gente faz esse intercâmbio, nós vamos daqui até lá e eles vêm de lá até aqui, apesar de ser duas dioceses diferentes, mas historicamente o Afuá sempre esteve muito próximo da nossa diocese e hoje estão aqui conosco, celebrando essa missa com a presença da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Segundo a diretoria da festividade, Há 157 anos o Município de Afuá festeja a devoção a Nossa Senhora da Conceição, este ano O tema é "Com Maria Imaculada, somos peregrinos de esperança" e o lema é "Feliz o homem que pôs a sua esperança no Senhor".

O círio será em 30/11 e a Festa social 08/12. Durante o momento de veneração, muitos fiéis aproveitaram para fotografar, fazer pedidos e agradecer graças alcançadas.

Silmara dos Anjos, que é afuaense e mora pouco mais de 30 anos em Macapá, veio do bairro Marabaixo, zona oeste da capital e trouxe a sua família para participar da celebração. Emocionada, ela comenta que não poderá participar do círio em Afuá e que nossa senhora da conceição faz parte da sua história.  

Como eu não vou poder estar no Círio em Afuá, está aqui com a imagem de Nossa Senhora da Conceição me deixa imensamente agradecida, imensamente protegida, porque ela é a nossa mãe, a mãe dos Fuaenses que está aqui nos abençoando. Por mais que a gente venha para o Macapá, mas a Nossa Senhora da Conceição faz parte da nossa vida, ela faz parte da nossa história. Então, eu tenho muito a agradecer a diocese de Macapá, a Prelazia do Marajó, por esse momento. Declarou Silmara com o sorriso espontâneo.

A Imagem Peregrina retorna ao Afuá no início da noite desta segunda-feira (10), para continuar a programação de visitas a outras comunidades afuaense.

 

Danilo Oliveira 

 

Fotos:

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento